quarta-feira, 22 de julho de 2009


XÔ ATO SECRETO.....

Um dos mais importantes princípios que regem a Administração Pública é a publicidade. Previsto no artigo 37 da Constituição Federal, obriga o poder público a agir com total transparência, permitindo que os administrados conheçam o que os gestores realizam com os recursos do povo.

No entanto, em frontal desobediência à norma constitucional, as administrações do Senado Federal, como amplamente divulgado, praticaram inúmeros atos secretos. Agindo ao arrepio da lei, os parlamentares favoreceram seus interesses privados em detrimento do interesse público.

Além de revelar mais uma página obscura do Congresso Nacional, a descoberta dessas ilegalidades trazem outros questionamentos. Uma indagação logo se apresenta: se a mais importante casa legislativa do país comete tamanhas irregularidades, o que acontece nos pequenos municípios espalhados pelo gigantesco território brasileiro?

A Capital Federal sedia as mais altas cortes de justiça do país, o Tribunal de Contas da União, o Ministério Público Federal, a Polícia Federal e importantes órgãos de imprensa. Porém, mesmo com a suposta vigilância desses órgãos, ainda se praticam inúmeros atos sem a imprescindível publicidade.

Junto com Senado, torna-se também necessário examinar a fundo as administrações dos pequenos municípios em que os braços dos órgãos de controle e fiscalização não chegam com a mesma força que existe na Capital da República.
Só a atuação dos vereadores dos pequenos municípios na luta contra o nepotismo e pela aplicação da Lei da Transparência pode mudar a realidade brasileira, obrigando o fim dos atos secretos e permitindo que os recursos sejam destinados efetivamente ao sofrido povo deste país. Dentro dessa linha, o Vereador Chiquinho da Emater, não tendo êxodo na sua denuncia, vem através desse texto, fazer um chamamento a comunidade do bem, da decência, para levantar a bandeira da dignidade. Ligando para meu telefone ( da câmara de vereadores ) 9997-0212., para denunciar e fazer valer o nosso direito de cidadão.

2 comentários:

  1. Quando digitei esse texto, foi justamente analisando a morosidade da resposta do MP de Jaru, quanto a minha denuncia sobre o NEPOTISMO, só me resta esperar que o povo acorde para o desmando da adminitração e o favorecimento as parentes e amigos que contribuiram para chegarem ao poder.

    ResponderExcluir
  2. Caro Primo...

    Concordo inteiramente com vc. A febre dos atos secretos nao atacou apenas o Senado. Muito municípios, sobretudo os menores, também sofrem desse perigoso mal.
    Grande abraço e continue na luta...

    Flávio Cavalcante

    ResponderExcluir