segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

CAMPANHA FICHA LIMPA NA POLÍTICA -





Este ano me proponho a desencadear uma campanha de conscientização de Ética e Moral na Política, essa tem sido uma luta incansável dos brasileiros, principalmente os que tem acesso a informações ou seja quem possui acesso os recursos da internet. Uma luta para uma política pública mais honesta e transparente aqui no nosso municipio de Jaru -RO. O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Onde buscaremos através das organizaões não governamentais, igrejas, poder judiciário e a OAB.
Abaixo citarei alguns comentários sobre o assunto.

O juiz eleitoral Marlon Reis, representante da Associação Brasileira dos Magistrados e Promotores Eleitorais, explicou que “a campanha quer evitar que políticos condenados por crimes graves se candidatem. A legislação é branda e, em várias condenações, na prática não há punições”.

O projeto Ficha Limpa pretende alterar a Lei Complementar nº 67/90, chamada Lei de Inelegibilidades, para impedir a candidatura de condenados em primeira instância e também de quem esteja com processo em andamento ou tenha renunciado para fugir de cassações. Caso a proposta seja aprovada, cerca de um terço do Congresso Nacional estará impedido de concorrer no próximo pleito, em 2010.

Bandeira do senador Pedro Simon (PMDB-RS), tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que inclui a idoneidade moral e a reputação ilibada como pré-requisitos para qualquer candidato a cargo eletivo, como o de deputado e o de presidente da República. A PEC 2/08 é um dos textos apresentados pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) com objetivo de incluir na legislação a exigência da chamada ficha limpa.

O sistema carcerário do país está “abarrotado”. Mas não há nas cadeias “praticamente ninguém condenado pelo crime de colarinho branco”.
Para mim, há no Brasil um tipo de “réu intocável” –pessoas que praticam a "corrupção e o tráfico de influência".

Afirmo que os criminosos endinheirados, com bolso para bancar advogados, têm acesso a uma infinidade de recursos. Algo que termina por inviabilizar a condenação.
acrescento: "A defesa é ampla, mas não infinita". “O excesso de recursos e o foro privilegiado causam sensação de impunidade”.

Realçou a necessidade de impor sanções também aos corruptores. Daí a criação de um cadastro nacional com a lista de empresas punidas, que ficam proibidas de celebrar contratos com o Estado.

No encontro da véspera, a procuradora Janice Ascari dissera que o “criminoso que desvia verba pública é mais perigoso que criminoso comum”.
Antes das eleições o empresário procura um candidato que sabe não ser honesto. Propõe financiar-lhe a campanha. O dinheiro borrifado nas arcas do candidato “não sai de graça”,

Terminada a campanha, o empresário-financiador “vai buscar aquilo que gastou” nos contratos que celebra com a administração pública.
Com isso, desviam-se recursos que se destinariam à sociedade. “Por isso falta hospital, médico, escola” é sobra emprego para os parentes,como exemplo os de Jaru.(NEPOTISMO)


Sem a participação da comunidade é impossivél, senti isso na pelo no primeiro ano de mandato de vereador, tenho varias ações no Ministerio Publico contra o executivo e a comunidade praticamente não participou desses processos, espero estálançando uma semente em Jaru, creio ainda que existem pessoas sérias que queram mudanças, sempre falo, que enquanto os bons ficam calados, o mal impera na nossa cidade.

Um comentário:

  1. Esse texto, foi uma forma de expressar o meu sentimento de revolta contra a impunidade que impera na nossa política. Entrei na politica como um agente de mudança. Quero contribuir a exemplo do site tudorondonia.com.br que coloca a disposição a ficha suja dos nossos representantes, confira.

    ResponderExcluir