domingo, 3 de janeiro de 2010

AEDES AEGYPTI DE QUEM É A CULPA?

Medidas de emergência - É necessário tomarmos medidas de emergência para evitar que mais vidas se percam em decorrência da falta de providências simples de combate ao vetor – o mosquito Aedes Aegypti. E não são somente os governos – municipais estaduais e federal - que precisam tomar atitudes. A população, que tem também uma parcela de responsabilidade, pode e deve contribuir para a erradicação do mosquito da nossa cidade, evitando, assim, a progressão da doença. Tal como os agentes de saúde, que tem uma papel super importante nesse desafio, apesar da falta de reconhecimento da classe, com o menor salário que se paga no estado de Rondônia. Precisamos arregaçar as mangas e declarar guerra ao mosquito , eliminando suas larvas e seus criadouros.
Esse combate deve ser feito de duas maneiras: a matança dos mosquitos adultos e a eliminação dos criadouros de larvas. Para isso, e importante que recipientes que possam ficar cheios de águas sejam descartados ou fiquem protegidos com tampas. Qualquer recipiente com água e sem tampa, inclusive as caixas d’água, podem tornar-se criadouros dos mosquitos que transmitem febre amarela e dengue.
Lembre-se de que, agindo dessa maneira, você pode, alem de evitar o alastramento da epidemia da dengue, contribuir para que não ocorra um surto de febre amarela nas cidades brasileiras- algo que não acontece há 66 anos. Para combater o mosquito adulto, é feita a aplicação de inseticida por meio do fumacê e de inseticida domésticos. A utilização de repelentes, que são aplicados na nossa pele, é muito útil para evitar a picada e, assim, evitar o contagio. O uso de telas de proteção em portas e janelas também é recomendado, principalmente em áreas de grande incidência de mosquitos. Esses métodos, no entanto, não acabam com os criadouros – para eliminá-los, devem ser observadas, nas residências, escolas, ruas, terrenos e locais de trabalhos;
- Colaborar com a visitação dos agentes de saúde.
Substituir a água dos vasos das plantas por terra e manter seco os pratos coletores.
- Desobstruir as calhas dos telhados, para não haver acumulo de água;
-Não deixar pneus ou recipientes (plásticos, garrafas etc) que possam acumular água exposto a chuva;
- Manter sempre tampados as caixas d’águas para evitar a entrada de mosquito;
-Acondicionar o lixo domiciliarem sacos plásticos fechados ou latões com tampa;
Lembrem-se amados amigos jaruenses, devemos ser prudente e fazer a nossa parte para evitar que essa doença venham a crescer e ceifar nossas vidas. Já diz o velho ditado popular que “ prevenir e melhor que remediar”, não é verdade?. Vamos então combater o mosquito e seus criadores!
Atá a próxima edição, e que o senhor Jesus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário